5 Gatilhos Mentais Poderosos Para Persuadir Seu Público


Está com dificuldade em chamar a atenção de seu público para seu serviço ou produto? Aprenda a utilizar os Gatilhos Mentais e saiba como persuadir e aumentar suas vendas

5 Gatilhos Mentais Poderosos Para Persuadir Seu Público


Os gatilhos mentais no marketing digital é um elemento fundamental para alavancar suas vendas. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre 5 gatilhos mentais que causam grande impacto na hora de persuadir seu cliente.
Existem diversos tipos de gatilhos mentais, cada um com sua particularidade e eficiência, mas hoje iremos conhecer cinco deles e aprender como usar na divulgação de seu produto ou serviço.

O que são gatilhos mentais?
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Todas as nossas decisões são tomadas, primeiro, no inconsciente, e só depois vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional.
Na realidade tomamos várias decisões a cada momento e existe um número enorme de decisões que nosso cérebro executa sem informar a nossa mente consciente, pode parecer estranho, mas isso realmente acontece.
Para que você possa entender melhor, vou deixar um breve exemplo:
Vamos supor que você decida dançar, por exemplo, a decisão é consciente, mas é o nosso cérebro quem assume o controle de coordenar a ação de dezenas de músculos nas pernas e braços garantindo que façamos um movimento, e depois outro e outro...

Muitas decisões do nosso dia a dia são simples e exigem pouca energia de nosso cérebro. Porém, outras, são mais complexas e difíceis de decidir exigindo mais esforço mental. Agora imagine se para cada decisão complexa, seu cérebro tivesse que analisar atenciosamente cada detalhe e aspecto da situação. Ficaríamos completamente exaustos mentalmente. Porém nosso sistema nervoso possui um mecanismos de filtragem para nos ajudar e validar as nossas escolhas. É ai que entram os famosos gatilhos mentais.

Neste artigo iremos falar de 5 gatilhos mentais poderosos para alavancar seus negócios e para que você saiba a situação correta para utilizar a cada um deles.
Vamos lá?

1- Gatilho Mental: Escassez
Vamos supor que o produto que o futuro cliente quer comprar seja o último do estoque, ou então que o desconto que você está oferecendo estará disponível apenas para aos 10 primeiros clientes. Esses são exemplos do gatilho de escassez.
A maioria das pessoas associa o valor das coisas à sua dificuldade de acesso ou raridade, esse é o motivo no qual esse gatilho funciona muito bem!
Quando usar: Quando houver de gerar urgência ou acelerar uma negociação.
Exemplos de onde usar: Cursos com vagas limitadas ou bônus especial para as primeiras pessoas que se inscreverem ou comprarem algo, são ótimos exemplos para você aplicar essa técnica.

2- Gatilho Mental: Prova Social
Digamos que você tivesse que escolher entre dois restaurantes: Um bem mais cheio, com uma fila de espera, ou o do lado, totalmente vazio, qual escolheria?
Temos necessidade de pertencer a grupos. E quanto mais pessoas optam por determinada opção, mais somos influenciados a tomar a mesma atitude, então por mais que as pessoas não gostem de esperar, provavelmente escolheria o restaurante cheio, pois logo pensariam: Se o restaurante está cheio, deve ser porque é bom.
Quando usar: No início de uma abordagem ou jornada do cliente.
Exemplos de onde usar: Use depoimentos de clientes, números de pesquisas de satisfação, quantidade de unidades vendidas, imagens de pessoas usando seu produto ou serviço, engajamento nas redes sociais, número de leitores do site, etc.

3- Gatilho Mental: Porque
As pessoas simplesmente gostam de ter razões para o que elas fazem, busque sempre justificar o que você está fazendo.
 Responda a todas ou principais objeções sobre seu produto ou serviço.
Quando usar: Na demonstração de marketing ou vendas, especifique o motivo de você está oferecendo algo. Quanto mais verdadeiro for seu argumento, maiores as chances do seu público confiar em você.
Exemplos de onde usar: Ao utilizar gatilhos mentais como o de escassez e urgência, procure explicar o motivo de está oferecendo vagas limitadas, ou porque seu produto está sendo vendido por tempo limitado. É importante que você seja sincero e não invente mentiras, seja verdadeiro assim você mostrará que está tendo compromisso com seu público.


4- Gatilho Mental: Garantia
As garantias são essenciais para minimizar a dor de sair de uma zona de conforto e tomar uma atitude.
Quando usar:  Ofereça garantias para seu público na hora da venda. Quebrar essas barreiras ajuda na tomada de decisão.
Exemplos de onde usar: Use esse gatilho logo após oferecer seu produto ou durante a negociação. Mostre a seu público que ele está seguro ao adquirir aquilo que você está oferecendo.

5- Gatilho Mental: Urgência
O gatilho mental de urgência é semelhante ao gatilho de escassez, porém o gatilho de urgência está relacionado ao tempo, pois o produto ou serviço tem um prazo limite para serem adquiridos.
Esse gatilho desperta a necessidade de tomar decisões rápidas para não perder uma oportunidade. É um gatilho muito efetivo, porque uma das piores sensações para o ser humano é a impossibilidade de escolher.
Quando usar: Usar palavras e expressões que demandem uma resposta comportamental instantânea, como: “Só até hoje”, “Sua última chance”, “Hoje é o último dia”, “Imediato” e “Agora”.
Exemplos de como utilizar: Com esse gatilho você evita com que seus clientes adiem a decisão de adquirir algo e acabem desistindo dela. Ao utilizar o gatilho de urgência você ativa um comportamento impulsivo no seu cliente. Isso porque quando demanda urgência não pensamos muito, apenas agimos no ato inconsciente.

Para concluirmos o artigo de hoje, é importante ressaltar que você deve ter cuidado em utilizar seu poder de persuasão através dos gatilhos mentais. Aja sempre com ética, e sempre entregue o que foi prometido. Quando mentimos, utilizamos os gatilhos mentais para benefícios próprios, e isso é manipular as pessoas e não persuadir. Tenha bom senso acima de tudo!
Que Deus te abençoe grandemente, sucesso em seus negócios e até a próxima!

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